CARTA DE APRESENTAÇÃO

Pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea.
A carta de apresentação deve ser breve, formal e simples. Na sua estrutura devem estar presentes os seguintes elementos:
A carta de apresentação deve ser breve, formal e simples. Na sua estrutura devem estar presentes os seguintes elementos:
- Identificação do candidato (nome, morada e contacto telefónico)
- Estar endereçada ao Presidente/Director dos Recursos Humanos ou ao Presidente/Director da empresa
- Indicação de como tomou conhecimento da oferta de trabalho e identificação do anúncio a que responde com indicação da respectiva referência;
- Indicação da função a que se candidata
- Habilitações e adequação das caracterÃsticas do candidato ao cargo, fazendo referência a experiências de trabalho anteriores e/ou interesse
- Desenvolvido na área
- Referência à disponibilidade para uma entrevista
- Referência ao envio do currÃculo em anexo
- Despedida cordial, data e assinatura.
CANDIDATURA ESPONTÂNEA
Uma candidatura espontânea consiste em enviar, espontaneamente, o currÃculo a algumas empresas, previamente definidas pelo candidato, sem que estas tenham manifestado anteriormente desejo em contratar alguém. Estas empresas devem situar-se em domÃnios de actividade onde a experiência e/ou a formação académica do candidato se enquadrem.
Ao elaborar uma candidatura espontânea, é necessário indicar a forma como se tomou conhecimento da empresa e fazer referência ao motivo que o levou a interessar pela mesma. Os empregadores gostam de saber o motivo pelo qual a sua empresa foi escolhida e não sentir que são mais um dos muitos a quem foi enviada uma carta de apresentação.
Deve-se ainda acrescentar de que forma o candidato se adequa ao trabalho desenvolvido na empresa e que mais valia representaria para a mesma.
ALGUMAS DICAS
Antes de elaborar a carta da apresentação coloque-se algumas questões:
- Quais as necessidades do empregador? Que conhecimentos, caracterÃsticas e experiência são necessários para a função a desempenhar?
- Quais são os meus objectivos? Estou a candidatar-me a uma função em particular, a tentar conseguir uma entrevista ou apenas a averiguar as oportunidades existentes dentro da empresa?
- Como tornar-me a pessoa certa para as funções?
- Qual a razão que me leva a querer trabalhar para essa empresa em particular e ao outra? O que sei sobre a organização?Â
- Quais são as minhas caracterÃsticas (3 a 5) que podem tornar-se numa mais-valia para a empresa.
Quando tiver estruturados estes pontos, considere-se apto para escrever e carta de apresentação!
Documentos para Download:
