Bolsa Virtual de Emprego e Empreendedorismo Universia - 1ª edição
Â
Emprego e empreendedorismo são a nova aposta do Universia em 2010 que marca um virar de página nas edições semestrais da Bolsa Virtual de Emprego Universia, iniciativa inédita no paÃs dirigida aos jovens universitários na fase final do curso e recém-licenciados à procura do primeiro emprego.
A 1ª edição da Bolsa Virtual de Emprego e Empreendedorismo Universia terá lugar de 4 a 17 de Maio. A feira aparece com novidades como um novo e mais apelativo visual, e alarga o seu espectro de acção junto a um público mais vasto, incluindo todos aqueles que procuram uma ocupação em part-time, quadros médios e superiores.
Segundo Bernardo Sá Nogueira, novo Director Geral do Universia recentemente em funções, "O momento é oportuno. Queremos fazer a nossa aposta em valores como liderança, dinamismo e optimismo com esta nova iniciativa do Universia".
Os temas desta edição, Emprego e Empreendedorismo, ocupam os três edifÃcios centrais deste espaço online. A Identificação de novas oportunidades de negócio constituiu um novo pilar do projecto que agora chama a si negócios de franchising que procuram novos franchisados e empresas que querem integrar novos profissionais.
O projecto, já na sua 6ª edição, continua a contar com a adesão de uma grande parte dos Institutos de Ensino Superior, multinacionais e empresas portuguesas com forte consolidação no mercado em sectores como Telecomunicações, Banca, Consultoria, Formação, Serviços e Distribuição. Empresas já confirmadas são a PT, Accenture, Fundação da Juventude, Vodafone, Rumos, Lógica, Páginas Amarelas, Santander Totta, Schneider Electric, Mazars, IAPMEI e a Select Vedior.
Para Bernardo Sá Nogueira "Como projecto inovador que é, a Bolsa Virtual de Emprego Universia tem vindo a ganhar consolidação no mercado da oferta e da procura. Ganhou estatuto na criação de oportunidades de emprego, fazendo o match entre as entidades empregadores e os jovens à procura do primeiro emprego. Mas existem permanentemente aspectos que necessitam de ser afinados e temos de pensar em novas direcções. Foi o que fizemos nesta edição!"
Â
Um projecto que soma ofertas
Espaço virtual de recrutamento onde a tecnologia tem um papel chave, e que vai conquistando "terreno" na publicidade online, transformando-se num excelente meio de comunicação digital para promoção das empresas, a Bolsa Virtual de Emprego e Empreendedorismo disponibiliza um vasto conjunto de ferramentas.
O Teste de Orientação é uma destas ferramentas. Trata-se de uma secção que filtra as competências do candidato e que aparece com uma lista de empresas adequadas ao perfil desse mesmo candidato. O VÃdeo CurrÃculo é outro exemplo, que dá a possibilidade aos utilizadores de deixar não só o currÃculo tradicional nos stands da feira, mas também o currÃculo filmado.
A campanha de comunicação, com o lema "Um mundo de oportunidades" arranca dia 30 de Abril junto aos campus universitários, à imprensa escrita, falada e online.