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Carta de Apresentação

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CARTA DE APRESENTAÇÃO


Carta de ApresentaçãoA carta de apresentação serve essencialmente para apresentar a candidatura, informar do envio do currículo e solicitar a realização de uma entrevista.

Pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea.

A carta de apresentação deve ser breve, formal e simples. Na sua estrutura devem estar presentes os seguintes elementos:

  • Identificação do candidato (nome, morada e contacto telefónico)
  • Estar endereçada ao Presidente/Director dos Recursos Humanos ou ao Presidente/Director da empresa
  • Indicação de como tomou conhecimento da oferta de trabalho e identificação do anúncio a que responde com indicação da respectiva referência;
  • Indicação da função a que se candidata
  • Habilitações e adequação das características do candidato ao cargo, fazendo referência a experiências de trabalho anteriores e/ou interesse
  • Desenvolvido na área
  • Referência à disponibilidade para uma entrevista
  • Referência ao envio do currículo em anexo
  • Despedida cordial, data e assinatura.

CANDIDATURA ESPONTÂNEA


Uma candidatura espontânea consiste em enviar, espontaneamente, o currículo a algumas empresas, previamente definidas pelo candidato, sem que estas tenham manifestado anteriormente desejo em contratar alguém. Estas empresas devem situar-se em domínios de actividade onde a experiência e/ou a formação académica do candidato se enquadrem.

Ao elaborar uma candidatura espontânea, é necessário indicar a forma como se tomou conhecimento da empresa e fazer referência ao motivo que o levou a interessar pela mesma. Os empregadores gostam de saber o motivo pelo qual a sua empresa foi escolhida e não sentir que são mais um dos muitos a quem foi enviada  uma carta de apresentação.

Deve-se ainda acrescentar de que forma o candidato se adequa ao trabalho desenvolvido na empresa e que mais valia representaria para a mesma.


ALGUMAS DICAS


Antes de elaborar a carta da apresentação coloque-se algumas questões:

  • Quais as necessidades do empregador? Que conhecimentos, características e experiência são necessários para a função a desempenhar?
  • Quais são os meus objectivos? Estou a candidatar-me a uma função em particular, a tentar conseguir uma entrevista ou apenas a averiguar as oportunidades existentes dentro da empresa?
  • Como tornar-me a pessoa certa para as funções?
  • Qual a razão que me leva a querer trabalhar para essa empresa em particular e ao outra? O que sei sobre a organização? 
  • Quais são as minhas  características (3 a 5) que podem tornar-se numa mais-valia para a empresa.

Quando tiver estruturados estes pontos, considere-se apto para escrever e carta de apresentação!

Documentos para Download:
icon Exemplo de Carta de Apresentação (11.37 kB)