Bolsas Fulbright apoiam Mestrados, Doutoramentos e Investigação nos Estados Unidos
Lisboa, 6 de Janeiro de 2014 - A Comissão Fulbright anuncia a abertura de concursos para a atribuição de Bolsas a estudantes e investigadores portugueses que pretendam prosseguir estudos de mestrado e doutoramento ou realizar projectos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA.
Â
Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas:
- Bolsa Fulbright para Mestrados e Doutoramentos (a iniciar no ano académico 2015/2016);
- Bolsa Fulbright para Investigação (a iniciar no ano académico 2014/2015);
- Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública, com o apoio da Fundação Luso-Americana, da Merck Sharp & Dohme, do Pingo Doce e da Novartis (a iniciar no ano académico 2014/2015);
- Bolsa de Viagem Fulbright (para programas de Mestrado e Doutoramento a iniciar no ano académico 2014/2015).
Â
OtÃlia Macedo Reis, Directora Executiva da Comissão Fulbright, salienta que "para além do mérito académico e da oportunidade e qualidade dos planos de estudo e projectos apresentados, o Programa Fulbright valoriza a capacidade de liderança e o dinamismo dos candidatos à s bolsas. Pretende-se que os bolseiros do Programa Fulbright ajam como ‘embaixadores culturais' do seu paÃs e contribuam para o desenvolvimento cientÃfico, económico e social de Portugal".
Sobre a Comissão Fulbright
O Programa Fulbright, administrado actualmente em mais de 150 paÃses, foi criado nos EUA em 1946 por proposta do Senador J. William Fulbright com o objectivo de, através do intercâmbio internacional de estudantes e professores, promover o entendimento mútuo, a partilha de ideias e a busca de soluções para problemas globais.
Em Portugal o Programa é administrado pela Comissão Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana). Desde o inÃcio da implementação do Programa Fulbright em Portugal, em 1960, mais de 1300 estudantes e professores portugueses e 750 norte-americanos receberam bolsas Fulbright numa variedade de áreas académicas. O carácter binacional da Comissão Fulbright reflecte-se na representatividade do Governo dos Estados Unidos da América e do Governo de Portugal quer na sua administração quer no financiamento da sua actividade.