Acrónimo: AVC MaC-CV (Ref. MAC/3/M251)
Tipologia de projeto: Cooperação em investigação e desenvolvimento tecnológico
Data de inÃco: 06/06/2014Â Data de fim: 31/12/2015
Custo total do projeto: 156.514,00€
FEDER: 126.500,40€
Caracterização:
Evidências epidemiológicas sugerem que uma alimentação pobre em antioxidantes e um estilo de vida sedentário são 2 factores comportamentais de risco que contribuem decisivamente para o desenvolvimento de patologias cardiovasculares nomeadamente, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfartes.
Baseados nesta hipótese propomo-nos desenvolver um projecto transnacional no sentido de estudar o efeito de uma alimentação rica em antioxidantes, conferida pela ingestão de vegetais com elevado potencial antioxidante; beterraba, bróculos, cenoura e tomate (BBCT), comumente usados na dieta alimentar das regiões integrantes do estudo, a prática de actividade fÃsica, e o efeito sinergético integrado destes 2 factores, na evolução de biomarcadores de risco associados aos AVC, em pacientes em recuperação de AVC.
Para o efeito será implementado um estudo epidemiológico, coincidente temporalmente nas 3 regiões. Numa fase inicial proceder-se-á á caracterização do potencial antioxidante e do perfil polifenólico e licopénico dos vegetais alvo (BBCT), por recurso a metodologias extractivas e analÃticas de alta performance.
Atividades:
- Caracterização do potencial cardioprotector dos vegetais da dieta mediterrânica bróculo, beterraba, cenoura e tomate (BBCT);
- Determinação do potencial antioxidante dos vegetais BBCT;
- Caracterização da composição em polifenois (resveratrol, catequina, quercitina) e licopenos dos BBCT;
- Avaliação do efeito sinergético resultante da acção integrada de uma dieta rica em antioxidantes e da prática de exercÃcio fÃsico no comportamento dos biomarcadores associados ao AVC.
- Implementação do estudo epidemiológico conducente á avaliação do consumo regular de BBCT, da actividade fÃsica moderada e do efeito sinergético resultante da integração dos dois factores estudados.
- Estabelecimento dos perfis bioquÃmicos dos biomarcadores clássicos e dos novos biomarcadores associados ao AVC resultante do consumo regular de BBCT, da actividade fÃsica moderada e regular e do efeito sinergético resultante da integração dos dois factores estudados no estudo epidemiológico.
Parceiros:
- Universidade da Madeira - Chefe de Fila;
- Hospital Universitário de Canárias - Parceiro 2;
- Universidade de Cabo Verde - Parceiro 3.
Observações:
Projecto com a execução financeira iniciada em Junho de 2014 e a concluir em 2015.
Cofinanciamento: