Acrónimo: SafePGR
Tipologia de projeto: Cooperação em investigação e desenvolvimento tecnológico
Data de inÃco: 10/01/2012Â Data de fim: 31/08/2015
Coordenador do Projecto: Claude Pavis, Guadeloupe
Regiões: Guadeloupe, França, Reunion, Açores, Madeira
Parceiro Local: ISOPlexis/Germobanco, Universidade da Madeira
Coordenador Local: Miguel Ângelo Carvalho
Equipa Local: Manhaz Khadem, Teresa Santos, Filipe Ganança & Gregório Freitas
Caracterização:
Os Centros de Recursos Biológicos (BRCs) têm por função conservar e distribuir germoplasma vegetal para fins de investigação e desenvolvimento. Como tal, desempenham um papel estratégico, fornecendo material de propagação para os programas de melhoramento, que é critico para a adaptação das culturas à s contÃnuas mudanças ambientais e sociais. Os BRCs devem ser capazes de garantir o estado sanitário dos recursos que distribuem, a fim de impedir a propagação ou o aparecimento de doenças.
As principais espécies BRCs preservadas em Guadalupe, Madeira e Reunião são a banana, cana-de-açúcar, inhame, batata-doce, alho e baunilha. Estas culturas são propagados vegetativamente e, portanto, não beneficiam do saneamento parcial que ocorre, durante a fase de semente. Esta situação é particularmente grave no que diz respeito à difusão de doenças virais, que têm uma prevalência global elevada em culturas de propagação vegetativa. Diversos métodos de saneamento são eficazes, para a obtenção de plantas livres de vÃrus, mas a sua implementação bem-sucedida depende da disponibilidade de testes de diagnóstico sensÃveis, polivalentes e confiável para todas as espécies de vÃrus relevantes. No entanto, estas ferramentas de detecção só existem hoje para um número limitado de espécies virais.
Além disso, é amplamente reconhecido que apenas uma pequena fracção da diversidade vÃrus fitófagos é conhecido, especialmente em culturas tropicais e subtropicais.
O objectivo do projeto SafePGR é melhorar o conhecimento da diversidade de vÃrus que infectam as culturas abordadas pelos BRCs parceiros. Este será usado para desenvolver clássicas ou novas técnicas de diagnóstico que permitam a circulação segura de plantas entre os parceiros do projecto. Para alcançar estes objetivos, no âmbito do projeto será (i) realizada a análise da diversidade molecular das principais famÃlias virais que afectam as 6 culturas alvo; (ii) optimizados os métodos clássicos de diagnóstico tendo em consideração os dados gerados através desta análise da diversidade viral e (iii) desenvolvidos novos métodos de diagnósticos multi-patógenos baseados em metagenómica e tecnologias de sequenciação.
As partes interessadas tais como agências de fitofarmacêuticos, laboratórios de diagnóstico e BRCs estarão envolvidos na implementação dos métodos de diagnóstico. Conselhos Regionais e agências de proteção de plantas também serão associados à divulgação dos resultados, que podem ter uma importante implicação na conservação e intercâmbio de germoplasma e na listagem de patógenos de quarentena.Â
Anexos:
 NetBiome ERANet SafePGR (325.34 kB)
Parceiros:
- INRA Guadeloupe;
- Cirad Guadeloupe;
- Cirad Montpellier;
- Cirad La Réunion;
- INRA Bordeux;
- Biotechnology Centre Azores.
Ligacões:
Página Web: http://internet.antilles.inra.fr/astro/safepgr