Entrada Programas e Projetos Projetos FCT

Utilização de métodos moleculares na identificação de cultivares regionais e avaliação da qualidade das suas sementes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Utilização de métodos moleculares na identificação de cultivares regionais e avaliação da qualidade das suas sementes

(Ref. POCI/AGR/56188/2004)

Responsável Científico:
Prof. Doutor Miguel Ângelo Carvalho ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

Caracterização:

Este projecto consiste no desenvolvimento de técnicas e na criação de um sistema de informação que permita a rápida identificação e avaliação das variedades regionais agrícolas do Arquipélago da Madeira, ou de material supostamente comercializado como tal. O projecto possui um carácter multidisciplinar, o qual apresenta uma perspectiva bioquímica e molecular com especial ênfase para a protecção e conservação da biodiversidade agrícola. Enquadra-se no âmbito do programa de investigação do Banco de Germoplasma da Universidade da Madeira.

Objectivos:

  • Optimização de técnicas (bioquímicas, moleculares), e selecção de marcadores específicos, que permitam a identificação e cadastragem de variedades e cultivares agrícolas, com especial incidência nas variedades tradicionais; 

  • Criação e desenvolvimento de um sistema de informação, que assegure a cadastragem, rastreio rápido e controlo de variedades agrícolas regionais; 

  • Controlo de qualidade de germoplasma, sementes e produtos comercializados, com denominação de origem geográfica ou com selo de certificação.

Parceiros:

Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira