Acrónimo: BATATINPAN (Ref. MADFDR-01-0190-FEDER-000012)
Tipologia de projeto: Projectos de I&DT empresas em Co-Promoção
Data de iníco: 01/01/2012 Data de fim: 31/12/2014
Custo total do projeto: 163.726,94 €
FEDER: 122.795,21€
Descrição do projeto:
A candidatura teve como principal objetivo a avaliação nutricional, tecnológica, microbiológica, organolética e agro-morfológica de 6 variedades de batata-doce regionais, a fim de selecionar aquelas que apresentam características mais apropriadas para transformação industrial e otimização de todo o processo de transformação deste produto agrícola em farinha para panificação, confeitaria, massas secas e outros derivados.
O projeto tinha como pretensão promover a criação de uma fileira, através da colocação no mercado um produto novo agroalimentar “a farinha de batata-doce” com o aporte de benefícios para os agentes envolvidos (agricultores locais, industria, investigação) e para a economia regional. Ao nível da agricultura regional e dos agricultores o Batatinpan permitiria criar um mecanismo de escoamento de produção única e específica da Região. Por sua vez, o sector agroalimentar e os empresários de panificação obteriam benefícios com a diversificação da produção e diminuição dos custos de produção, pois estes últimos passam a dispor, durante todo o ano, de um substituto padrão, que obedece a todos os requisitos de qualidade, da batata-doce para a produção de pão de batata-doce, etc.
Resultados:
O projeto BATATINPAN tornou possível ao promotor, a Sociedade Insular de Moagens S.A., o delineamento, desenvolvimento e otimização do processo de transformação industrial da produção regional de batata-doce, com a criação de um novo produto, farinhas compostas de batata-doce destinada à indústria da panificação. Estas farinhas apetrecham o sector agroalimentar, com uma alternativa que permite assegurar a qualidade do pão de batata confecionado na Região, onde o bolo do caco é o produto com maior visibilidade, e permite valorizar a produção desta cultura agrícola.
O projeto BATATINPAN apresentava objetivos que incidiam sobre a agro-morfológica, avaliação nutricional, tecnológica, microbiológica e organolética de várias variedades regionais de batata-doce, com seleção das que apresentaram as características tecnológicas mais apropriadas para o processamento industrial e produção de farinhas.
A Sociedade Insular de Moagens S.A. e a Universidade da Madeira, enquanto parceiros do projeto, conseguiram em conjunto realizar um estudo detalhado quanto à potencialidade de utilização de produtos hortícolas regionais da indústria, o que permitiu lançar no mercado dois novos produtos regionais, à base de farinha de batata-doce, que permitiu aportar benefícios aos agricultores locais, ao promotor e aos empresários de panificação.
Parceiros:
- Universidade da Madeira;
- SIM - Sociedade Insular de Moagens, S.A.
< Anterior |
---|