Entrada Notícias

Notícias

Notícias
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

BfK IDEAS COM CANDIDATURAS ATÉ 31 DE JULHO DE 2017
CANDIDATA-TE JÁ!

BFKAinda não te candidataste ao BfK IDEAS 2017? 

Agora tens até 31 de julho para submeteres a tua candidatura. Este concurso de ideias para estudantes e investigadores pretende premiar e divulgar as ideias inovadoras “nascidas do conhecimento”, com potencial de negócio, e impacto na sociedade.

Para além do acesso a um programa de aceleração em ciência e tecnologia, os 3 vencedores usufruirão do serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto, com o apoio da Patentree – Intellectual Property (www.patents.pt).

 

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


Oportunidades de Financiamento 2018-2020 no H2020 e Workshop de Escrita de Propostas | Madeira, 10 & 11 julho 2017

Exmos. Senhores | Exmas. Senhoras,

Informamos que o GPPQ organiza, em parceria com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), o Madeira Interactive Technologies Institute (m-iti), a Universidade da Madeira e a Enterprise Europe Network (EEN), duas Sessões de Informação do HORIZONTE 2020 centradas nas  oportunidades de financiamento de I&I para 2018 - 2020 e um Workshop dedicado à Preparação de Propostas em colaboração. Os 3 eventos decorrerão nos próximos dias 10 e 11 de julho, no Funchal.

A sessão Oportunidades, desafios e perspetivas de financiamento para 2018 - 2020 no H2020, que decorre no dia 10 de julho no Madeira Tecnopolo, está estruturada em 2 subsessões (manhã/tarde):  
Sessão da manhã: enfoque no Pilar I (Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA), European Research Council (ERC), Twinning, Sociedades Inclusivas (DS6), Ciência com e para a Sociedade (SWAFs) – Agenda-manhã
Sessão da tarde: enfoque nos Desafios Societais (Bioeconomia, Energia, Transportes) e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) – Agenda-tarde
No dia 11 de julho é organizado um workshop de preparação de propostas em colaboração, com o objetivo de aumentar o sucesso da participação portuguesa nos concursos do H2020 – Agenda-workshop

Como o workshop envolve uma componente teórica e uma parte prática, o número máximo de participantes está limitado a 25 pessoas, sendo dada preferência a quem já esteja envolvido na preparação de propostas aos próximos concursos do H2020.

A participação em ambos os eventos é gratuita mas a inscrição obrigatória através do preenchimento de um Formulário de Registo, disponível nas páginas dos eventos: 


Não perca esta oportunidade para conhecer antecipadamente as oportunidades de financiamento no último período do H2020 e quais os aspetos que deverá ter em atenção para aumentar a competitividade das suas propostas. Participe!
Pedindo desculpa por alguma eventual duplicação da informação, agradecemos uma ampla divulgação destes eventos por todos os potenciais interessados na região autónoma da Madeira.
  
Actualizado Quarta-feira, 28 Junho 2017 09:13
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Caros investigadores,

De 3 a 5 de Julho, o Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, Ciência 2017 irá reunir investigadores de todas as áreas no Centro de Congressos de Lisboa. 
 
O encontro deste ano comemora os 20 Anos da criação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e inaugura uma nova fase de promoção da internacionalização da Ciência e da Tecnologia, tendo como país convidado a Índia. Gostaríamos por isso de poder contar com a vossa participação no encontro e, em particular, na sessão inaugural sobre “Interações Atlânticas” na 2ª feira dia 3 de Julho das 09h30 às 10h30, com a presença do Primeiro-Ministro. Este convite estende-se, naturalmente, a uma participação ativa em todas as outras sessões plenárias e nas sessões paralelas que estão a ser construídas com base nas propostas enviadas pela comunidade científica.
 
Para inscrições e mais informações visite www.encontrociencia.pt.
 
Contamos convosco para garantir que este convite chega a toda a comunidade científica e a todos os que, de uma forma ou de outra, se interessam pela Ciência.
 
Com os meus melhores cumprimentos,
 
Paulo Ferrão
Presidente do Conselho Diretivo
President of the Board of Directors
 
FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Avenida D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Tel. (+351)213 924 384/85
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  | www.fct.pt
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

II Erasmus International Week na Universidade da Madeira

Logo UMa

 
O evento decorrerá de 13 a 15 de Março de 2017 na Madeira, Portugal. Universidades parceiras terão a oportunidade de partilhar experiências e boas práticas de mobilidade transnacional, incluindo o impacto do Programa Erasmus+ na internacionalização Europeia.
 
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Bolsa para programa de verão SUSI for Student Leaders from Europe

Os Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe são programas académicos intensivos de cinco semanas nos EUA integramente financiados através de uma bolsa do Departamento de Estado Norte-Americano. Estas bolsas destinam-se a possibilitar que jovens portugueses possam aprofundar os conhecimentos sobre os EUA e simultaneamente desenvolver diferentes capacidades académicas e pessoais.

Os SUSI têm a duração de cinco semanas e consistem em seminários, debates, apresentações de grupo e aulas. Cada programa (institute) contará com 22 participantes e incluirá quatro semanas num campus de uma das universidades participantes e uma semana em visita de estudo. As aulas e as atividades letivas serão complementadas por visitas de estudo a locais de interesse cultural, atividades de liderança e oportunidades de voluntariado junto das comunidades locais. O programa decorre durante os meses de junho e julho de 2017 São três os temas dos SUSI.

Cada um destes programas é organizado por uma universidade diferente

A.Civic Engagement;

B.Environmental Issues;

C.Social Entrepreneurship.

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT para o ano académico 2017/2018
Concurso aberto até 31 de Janeiro de 2017

Objectivos e Enquadramento

A FCT e a Comissão Fulbright assinaram um Memorando de Entendimento no dia 23 de Novembro de 2016 tendo em vista promover um programa conjunto de atribuição de bolsas, nomeadamente as Bolsas Fulbright para Investigação com o Apoio da FCT.

Estas bolsas destinam-se a bolseiros de doutoramento diretamente financiados pela FCT que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano.

Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Oportunidade para Instituições - Programa Assistentes de Inglês Fulbright 2017/2018

No âmbito do Programa Fulbright para Estudantes Americanos, a iniciativa Fulbright English Teaching Assistants (ETA) coloca jovens americanos em instituições de ensino superior portuguesas, onde lhes serão atribuídas várias tarefas com o objectivo de fortalecer as capacidades dos alunos locais na língua inglesa e no conhecimento geral sobre os Estados Unidos da América. Ao mesmo tempo, procura-se que os ETA melhorem os seus conhecimentos da língua e da cultura do país de acolhimento.
 
Os ETA, pelo facto de, sendo americanos, terem como língua materna o inglês, funcionam como um recurso na sala de aula, dando assistência aos professores no que diz respeito não só ao ensino do inglês como, também, de outras matérias que eventualmente sejam leccionadas em inglês.

Podem também facultar serviços informais de aconselhamento educacional, prestando informações sobre como estudar nos EUA; participando em “workshops” ou “clubes” de inglês; e dando palestras sobre os EUA aos alunos da instituição ou para públicos mais alargados da comunidade.

A estadia do ETA será de 9 meses, entre Outubro de 2017 e Junho de 2018. As actividades a atribuir ao ETA não deverão exceder as 16 horas de trabalho por semana. Sendo os ETA jovens recém-graduados, não deverão ficar responsáveis pelas aulas nem lhes deverão ser dadas responsabilidades significativas ao nível do ensino. O ETA deverá ter um mentor, que o supervisionará e coordenará a sua actividade.
 
 
Actualizado Segunda-feira, 09 Janeiro 2017 09:47 Continuar...
 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Concursos para Bolsas Fulbright

Abrem a 1 de janeiro de 2017 os concursos para a Bolsa Fulbright para Investigação e para a Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT  para o ano académico 2017/2018

Bolsa Fulbright para Investigação
Apoio à realização de projectos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA - ano lectivo 2017/2018

Áreas de Estudo

Todas as áreas.

Continuar...
 


Página 1 de 18