Entrada Programs and projects Programa Comenius LLP

Programa Comenius LLP

Programa Comenius LLP
Sobre o Programa
 
Como emblemático programa de Financiamento Europeu no domínio da educação e formação, o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) permite aos indivíduos em todas as fases das suas vidas seguir um processo de aprendizagem em toda a Europa.

É um programa guarda-chuva que integra várias iniciativas de educação e formação. O LLP é dividido em quatro subprogramas sectoriais e quatro denominados de programas «transversais».

Os subprogramas sectoriais são os seguintes:
  • O programa Comenius, que atende às necessidades de ensino e de aprendizagem de todos os participantes na educação pré-escolar e no ensino escolar até ao final do secundário, bem como dos estabelecimentos e organismos que oferecem essa educação e esse ensino;
  • O programa Erasmus, que atende às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os participantes no ensino superior formal e na educação e formação profissionais de nível superior, independentemente da duração do curso ou da qualificação e incluindo os estudos de doutoramento, bem como às necessidades dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação e formação;
  • O programa Leonardo da Vinci, que atende às necessidades de ensino e de aprendizagem de todos os participantes na educação e formação profissional, que não de nível
  • superior, bem como às necessidades dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação e formação;
  • O programa Grundtvig, que atende às necessidades de ensino e aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação para adultos, bem como às necessidades dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação.

O programa transversal abrange as seguintes quatro actividades principais:

a) A cooperação em matéria de políticas e a inovação no domínio da aprendizagem ao longo da vida;
b) A promoção da aprendizagem de línguas;
c) O desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC, no domínio da aprendizagem ao longo da vida;
d) A divulgação e exploração dos resultados das acções apoiadas no quadro do programa e de programas anteriores com ele relacionados e o intercâmbio de boas práticas.

O programa Jean Monnet presta apoio a instituições e actividades no domínio da integração europeia. Abrange as seguintes três actividades principais:

a) A Acção Jean Monnet;
b) A concessão de subvenções de funcionamento em apoio a instituições especificadas que tratem de questões relacionadas com a integração europeia;
c) A concessão de subvenções de funcionamento para apoio a outras instituições e associações europeias que actuem nos domínios da educação e da formação.

Gestão do Programa

A Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA), é responsável pela gestão de certas partes do Programa de Aprendizagem ao longo da Vida sob supervisão da Direcção-Geral da Educação e Cultura (DG EAC).

URL:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2006:327:0045:0068:PT:PDF 


E-mail Print PDF

Projecto Pinokio

P.IN.O.K.I.O. (Pupils for INnOvation as a Key to Intercultural and social inclusion) aims at promoting intercultural dialogue against social exclusion, using fairy tale characters as a ‘way’ of communication for pre-school and school children, migrant children and their parents.


In this regard the project is focussed on the development of some of the eight key-competences recommended by the EC as “those which all individuals need for personal fulfilment and development, active citizenship, social inclusion and employment” (Rec.2006/962/EC).


In particular the key-competences addressed in this project and developed through innovative approaches which use children’s stories, ICT tools and creative activities, are the following:

  1. Communication in the mother language;
  2. Learning to learn;
  3. Social and civic competences;
  4. Sense of initiative and entrepreneurship;
  5. Cultural awareness and expression.

European yearly topics will be also used as an opportunity to develop the above mentioned key-competences, and in particular:

2008 – Year of  Intercultural dialogue
2009 – Year of Creativity and Innovation
2010 – Year of  Combating Poverty and Social Exclusion


Following these themes, P.IN.O.K.I.O. is targeting the following objectives:

- Achieve the Lisbon goals through the development of educational programmes which are focussed on key competences for lifelong learning (Rec.2006/962/EC)
- Improve and develop transversal key-competences in children-students
- Provide pre-school and primary school teachers with knowledge and skills for the development of the key-competences for children
- Develop innovative pedagogic methodologies for teaching key-competences to children-students


P.IN.O.K.I.O. is promoted by the Fondazione Nazionale Carlo Collodi (Italy) in collaboration with other five European partners:

  • The University of Madeira ( Portugal);
  • The Aristotle University of Thessaloniki (Greece);
  • The Cà Foscari  University - Interuniversity Centre of Excellence (Italy);
  • The Mosaic Art and Sound Ltd ( United Kingdom);
  • The International Yehudi Menuhin Foundation (Belgium);
  • SEED –silent partner-(Switzerland);
  • Officina Creativa Interculturale –associated partner- ( Italy)

 
P.IN.O.K.I.O. project is co-funded by the Lifelong Learning Programme – Comenius Multilateral Project- for a period of two years (1.10.2009-30.09.2011).

 

Useful Links:

The P.IN.O.K.I.O. Project - www.pinokioproject.eu

Last Updated on Monday, 05 September 2016 14:24 Read more...